A vacina ajuda a proteger uma pessoa contra o desenvolvimento de doenças infeciosas antes que elas se desenvolvam...
As vacinas protegem jovens e idosos contra certas doenças.
Como pode a homeopatia ajudar na vacinação?
Quais são os benefícios das vacinas?
“A vacina ajuda a proteger uma pessoa contra o desenvolvimento de doenças infecciosas antes que elas as desenvolvam. Como resultado, a imunização pode reduzir ou mesmo erradicar uma série de doenças como a varíola, por isso é um princípio preventivo muito importante na saúde pública. Desde o dia 1 de janeiro de 2018, 11 vacinas passaram a ser obrigatórias em crianças, até ao primeiro reforço que ocorre aos 2 anos: difteria, tétano, poliomielite, tosse convulsa, sarampo, papeira, rubéola, Haemophilus influenza tipo B, hepatite B, pneumococo e meningococo tipo C. É importante relembrar que não existe uma vacina homeopática. A vacina garante a produção de anticorpos para que o corpo se possa defender contra o potencial micróbio. No entanto, os medicamentos homeopáticos não secretam anticorpos. O que significa que, embora alguns sejam feitos de cepas de vacinas, não são vacinas. Os medicamentos homeopáticos feitos a partir de vacinas não podem, portanto, substituir as vacinas obrigatórias ”.
Como a homeopatia pode acompanhar a vacinação?
“A homeopatia não substitui a imunização, mas visa ajudar a criança. Na verdade, pode acalmar a criança, aliviar a dor e os efeitos secundários. Durante a minha carreira de 35 anos como pediatra, prescrevi regularmente medicamentos homeopáticos para acompanhar a vacinação. Além da eficácia que tenho verificado, esses medicamentos têm outras vantagens: permitem a personalização individual, sem risco de toxicidade ou efeitos secundários conhecidos. Os medicamentos são fáceis de dar a uma criança: os grânulos podem ser dissolvidos em água e são compatíveis com outros tratamentos medicamentosos."
O que pode ser dado a uma criança em stress devido à vacina?
“Para aliviar a ansiedade da criança, o médico homeopata pode prescrever uma dose homeopática três dias antes e no dia da administração. Como sempre na homeopatia, o medicamento será diferente dependendo dos sintomas manifestados pela pessoa: a criança que transpira, que sofre de doenças repetitivas e que tem medo de picadas, ou a criança que tem medo da noite, aquela que tem medo da vacina ou novamente aquele que é medroso por natureza. Além disso, se os pais desejarem, o médico pode prescrever um adesivo anestésico para aplicar uma hora antes da injeção."
O que a homeopatia pode fazer para aliviar a dor após a vacinação?
“Aqui, novamente, a homeopatia é muito útil. Pode aliviar a dor ou o desconforto no período após a vacinação. O medicamento homeopático é tomado imediatamente após a administração da vacina, três a quatro vezes ao dia por um período de 24 a 48 horas, dependendo dos sintomas. A homeopatia é também recomendada no caso de aparecimento de hematomas. O medicamento deve ser tomado três a quatro vezes ao dia até que o hematoma desapareça. A homeopatia pode também ajudar caso a criança tenha febre. Se a febre durar mais de 48 horas após a vacina, deve consultar o médico novamente."
Como agir caso ocorram efeitos secundários alguns dias após a vacinação?
“Como o médico injetou um micróbio inofensivo no corpo da criança, existe a preocupação de que até mesmo uma reação leve possa ocorrer. Cerca de dez dias após a toma da vacina, recomendo uma dose do medicamento homeopático feito com a cepa da vacina para limitar pequenas complicações. Descobri que esta dose diminui a frequência de incidentes como a inflamação local."